Blog

O impacto da sala de reunião para o fechamento de negócios

A realização de reuniões pode ser decisiva para a tomada de decisões de uma empresa. Independente de seu ramo, ter um espaço específico para apresentar propostas, negociar e fechar contratos torna-se um fator importante para o sucesso ou fracasso de um projeto. Além disso, é nesse local onde se trocam ideias, se fomentam inovações e se distribuem funções operacionais. Em alguns casos, pode ser usado para realizar treinamentos da equipe ou integração de novos funcionários.

Todos buscam uma empresa que seja séria, comprometida e profissional. Desse modo, investir em uma sala de reunião pode gerar uma boa impressão e transmitir credibilidade e confiança. Através de um ambiente limpo, organizado, funcional e confortável a empresa consegue demonstrar seus principais valores para clientes, colaboradores e parceiros.

A estrutura da sala de reunião deve ser adequada pois isso pode influenciar na forma como o relacionamento e a comunicação serão conduzidas. Uma experiência incômoda pode atrapalhar os objetivos e interferir nos resultados da reunião. Sentir-se sufocado, não ter uma cadeira confortável para se sentar, temperatura abaixo ou acima da média, entre outros fatores causam desconforto nas pessoas e faz com que elas sintam vontade de sair o mais rápido possível daquele ambiente. Mesmo com um “pitch” ou um projeto super interessante a ser apresentado, você não conseguirá reter a atenção dos participantes.

Para que esse espaço cumpra com suas principais funções, é necessário se atentar a alguns pontos importantes que devem ser bem planejados:

Móveis

O layout da sala é fundamental para o sucesso ou fracasso da reunião. Ao se sentirem mais confortáveis, os participantes conseguem manter o foco nos assuntos tratados e chegar a conclusões importantes. Por isso, invista em móveis de alta qualidade e sofisticação que tenham uma boa durabilidade. Procure alinhar o material, a cor e o design com a identidade da sua empresa.

A mesa é o item principal de uma sala de reunião. Pode ser redonda, quadrada ou retangular. Seu tamanho deve ser adequado para o espaço e a quantidade de pessoas estimadas para participar das reuniões. Para escolha das cadeiras, além do conforto, deve-se levar em consideração também o design. Modelos pequenos e de material frágil não são recomendados, mas sim aqueles mais amplos que façam as pessoas se sentirem melhor acomodadas. Defina uma quantidade mínima de cadeiras que serão utilizadas e tenha algumas extras para casos emergenciais.

Outros móveis como armários e aparadores também podem ser usados para compor o ambiente de reunião. Armários para armazenar documentos, materiais de escritório ou guardar equipamentos eletrônicos e aparadores para apoiar uma impressora, telefones ou bandejas com água e café.

Decoração

A decoração da sua sala de reunião será definida pela sua finalidade. Caso seja usada apenas para receber sócios e colaboradores, o ambiente pode ficar mais confortável e descontraído com o uso de puffs, abajures, sofás e poltronas, pinturas na parede mais coloridas entre outros itens. Mas para uma sala de reunião que irá receber clientes e fornecedores, a decoração deve ser mais formal, com cadeiras e mesas confeccionadas com material mais nobre. Uma opção também é incluir esculturas marmorizadas e tons mais neutros nas paredes. Se optar por algum quadro ou pintura, que sejam abstratos ou contenham tons mais claros em sua composição.

Iluminação e temperatura

Fique atento com a iluminação do ambiente. Luz excessiva pode gerar desconforto ou ofuscar a visão dos participantes, principalmente em apresentações virtuais, que exigem o uso de telas (desktop, notebook, projetor etc). Problema esse que pode ser resolvido com o uso de cortinas ou adesivos escuros nas janelas. Sendo natural ou artificial, a iluminação deve ser agradável para todos.

A temperatura do ambiente também deve ser considerada, pois, quando adequada, pode contribuir com o sucesso da reunião. Ventiladores, ar condicionado ou aquecedores são usados para climatizar o ambiente. Verifique qual equipamento será mais adequado para sua sala.

Manutenção e limpeza

Fazer a manutenção e limpeza da sala frequentemente torna-a mais agradável. Além do aspecto visual, a limpeza contínua contribui para conservar os componentes da sala e eliminar bactérias e ácaros que fazem mal a nossa saúde. É essencial manter o ambiente limpo, organizado e bem cuidado. Paredes bem pintadas, sistemas hidráulicos e elétricos funcionando e estrutura em bom estado (janelas, portas, piso, móveis etc) fazem toda diferença para o fechamento de negócios.

Acústica e revestimento

Observe se é necessário investir no revestimento da sala para melhorar sua acústica, garantindo que os sons externos não atrapalhem o que está sendo discutido. Empresas de grande porte por exemplo que lidam com veículos grandes ou maquinários em constante movimento fazem mais barulho e por isso necessitam de uma sala isolada.

Conectividade

Para uma reunião mais completa e elaborada, disponha de boa conexão com a internet, projetor ou televisão para visualizar as apresentações e cabos e tomadas visíveis. Algumas mesas de reunião já oferecem passagem para fiação interna que facilita o carregamento de celular e notebooks e evita que os fios fiquem espalhados, podendo causar acidentes.

Ao analisar todos esses tópicos e planejar com calma a sua sala de reunião você conseguirá deixar os participantes mais à vontade, estimular sua criatividade e aumentar sua produtividade, além de transmitir profissionalismo naquilo que está sendo abordado. E, caso não disponha de um espaço para a realização das reuniões, saiba que existem muitas empresas que oferecem soluções nesse sentido, como os ambientes colaborativos de coworking por exemplo.

Dicas para uma reunião adequada e produtiva

  • Organize toda a sala antes de iniciar a reunião.
  • Verifique se todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente.
  • Confira se a quantidade de assentos está correta.
  • Estipule um horário para a realização da reunião. Caso seja muito extensa, faça pausas para não se tornar muito cansativa.
  • Mantenha a calma e transmita segurança e credibilidade nas informações que irá passar. Se necessário, faça um checklist dos assuntos que serão abordados para que não se perca e/ou deixe algo para trás.

Na La Mobili você encontra diversas opções de mobiliário para sua sala de reunião. Solicite seu orçamento através dos nossos canais de atendimento agora mesmo que iremos te auxiliar na execução do seu projeto!